A vida dos produtos Mustela

  • cycle-sm-asset-01.jpg
    Aprovisionamento
  • cycle-sm-asset-02_3.jpg
    Conceção
  • cycle-production.png
    Produção
  • cycle-sm-asset-04_0.jpg
    Distribuição e comunicação
  • cycle-sm-asset-05_1.jpg
    Utilização
  • cycle-sm-asset-06_0.jpg
    Fim de vida
  • Aprovisionamento

    Em cada etapa da vida dos seus produtos, a Mustela esforça-se por minimizar o impacte sobre o Ambiente e estabelecer relações justas com os seus parceiros. Descubra as nossas ações atuais e os nossos compromissos para o futuro nos domínios ambiental e social.

     

    Prestamos a maior das atenções às condições de produção das nossas matérias primas:


    - Priveligiamos as matérias-primas que são produzidas de forma a respeitarem a biodiversidade e os direitos das populações locais. Por exemplo, no Perú, damos prioridade aos abacates produzidos em regiões de díficil acesso. Esta ação permite dinamizar a economia local e fixar os produtores na região: com efeito, sem as compras regulares dos seus produtos, a única solução para estes agricultores seria o exôdo para as grandes cidades.

    - Integramos critérios de desenvolvimento sustentável nos nossos pedidos de orçamentos e encorajamos os nossos fornecedores a agir de acordo com a preservação da biodiversidade, respeitando os ecossistemas e as populações locais. Para nos assegurarmos que as nossas exigências são cumpridas, efetuamos auditorias regulares no terreno.

    - Desde dezembro 2011, os Laboratórios Expanscience são membros oficiais da União para o Biocomércio Ético (UEBT), associação internacional sem fins lucrativos que promove práticas de aprovisionamento éticas dos ingredientes provenientes da biodiversidade. Para integrar a UEBT, os Laboratórios Expanscience tiveram de comprovar o seu compromisso perante diversos critérios:  respeito pela biodiversidade, respeito pelos direitos do Homem e pelas tradições, moralidade dos negócios, partilha justa dos lucros ao longo de toda  a cadeia de aprovisionamento.

    - Até 2015, 100% dos nossos canais de aprovisionamento vegetal terão em funcionamento um plano de ações RSE.

     

     

  • Conceção

    Da escolha dos ingredientes até às embalagens, os nossos produtos são desenvolvidos de modo a reduzir o impacte sobre o Homem e o Ambiente:


    - A mesma segurança e eficácia, que nos fazem dar prioridade à utilização de ingredientes de origem natural provenientes de plantas rigorosamente selecionadas. Assim, os produtos Mustela Bebé contêm atualmente em média 92% de ingredientes de origem natural.

    - Apenas quando a natureza não satisfaz as nossas exigências, autorizamos a utilização de ingredientes de síntese provenientes maioritariamente de processos que respeitam o Homem e o Ambiente.

    - Eliminámos um grande número de ingredientes questionáveis ou com um impacte negativo sobre o Ambiente: todos os cuidados Mustela são assim formulados sem parabenos, sem ftalatos, sem fenoxietanol, sem óleos essenciais, sem álcool,etc.

    - Para evitar a poluição das águas resultantes do gesto de enxaguar, todas as fórmulas dos nossos lavantes líquidos são biodegradáveis (norma OCDE 302B).

    - Assumimos o compromisso de que até 2015, 100% dos novos produtos Mustela serão eco-concebidos.

     


    Nas nossas embalagens, colocamos em marcha a eco-conceção com base nos 3R: reduzir, reutilizar, reciclar. Esta traduz-se em diversas ações:


    - Reduzir:

    - As embalagens e as bulas sem utilidade dos produtos Mustela foram suprimidas e algumas embalagens de plástico foram tornadas mais leves. Até ao final de 2012, o nosso consumo de plástico diminuiu em 22 toneladas e foram economizadas 78 toneladas de papel e cartão. A economia de plástico deverá chegar às 60 toneladas em 2013, devido a um novo projeto de diminuição do peso das embalagens.
     

    - Reutilizar:

    - Utilizamos unicamente papel e cartão proveniente de florestas geridas de forma sustentável e com certificação FSC ou PEFC na frabricação das embalagens ou dos folhetos Mustela Bebé e Mustela Solares.

    - As embalagens de cartão Mustela são impressas com tintas à base de óleos vegetais.

    - Graças à integração parcial de plástico reciclado nas embalagens de certas referências das gamas Mustela Bebé, STELATOPIA e STELAPROTECT, reduzimos o nosso consumo de plástico virgem em 4,3 toneladas.
     

    - Reciclar:

    - 100 % das embalagens Mustela são recicláveis de acordo com os critérios de reciclagem franceses. Em 2012, 127 toneladas de plástico foram recolhidas e recicladas (fonte: normes Eco-emballages – janv. 2012 – produits modèles vendus).


    Por fim,  há vários anos, que debatemos a eco-conceção dos nossos objetos promocionais de modo a reduzir o impacte sobre o Homem e o Ambiente.

  • Produção

    Os Laboratórios Expanscience multiplicam as iniciativas para minimizar o impacte ambiental da fabricação dos seus produtos  e proporcionar a todos os trabalhadores condições de trabalho agradáveis e respeitadoras:
     

    - A empresa colocou em prática um sistema de gestão ambiental na sua fábrica e no Centro de R&D em Epernon, com a certificação ISO 14001. Baseado no princípio de melhoria contínua, este referencial internacional visa avaliar e limitar progressivamente o impacte ambiental das atividades de uma empresa.

    - Foram realizados investimentos na fábrica para reduzir o impacte ambiental: gestão dos dejetos, redução do consumo de água e de energia, etc.

    - A Expanscience esforça-se por melhorar a segurança no trabalho para os seus colaboradores. Foram organizadas sobre este tema, ações de formação e de sensibilização.

     

    Para além das ações atuais, os Laboratórios Expanscience estabeleceram para os próximos anos objetivos ambiciosos:

    - A empresa compromete-se a reduzir em 20% os seus dejetos, consumo de água e de energia na fábrica e no Centro de R&D em Epernon, entre 2012 e 2015, bem como as emissões de gases com efeito de estufa entre 2008 e 2015 (excepto filiais e sourcing).

    - Até 2015, a Expanscience compromete-se a realizar 100% do programa "qualidade de vida no trabalho".

  • Distribuição e comunicação

    A nossa responsabilidade não termina na fabricação dos produtos. Queremos também minimizar o impacte sobre o Ambiente a nível da distribuição: preparamos as nossas encomendas  com o maior dos cuidados para  evitar devoluções, fazemos reagrupamentos e optamos por meios de transporte menos poluentes.


    Esforçamo-nos igualmente em comunicar de forma responsável e sincera:

    - Utilizamos prioritariamente o nosso site para comunicar sobre os nossos produtos e a nossa abordagem.

    - Temos em consideração o impacte ambiental dos materiais utilizados no desenvolvimentos dos nossos meios de comunicação: utilizamos por exemplo cartão proveniente de florestas geridas de forma sustentável e materiais recicláveis e/ou reciclados.

    - Temos como ponto de honra a comunicação com toda a transparência sobre a escolha dos nossos ingredientes, a elaboração dos nossos produtos, dos preços e das nossas ações.

    - Os nossos parceiros (profissionais de saúde, estudantes, associações locais...) são regularmente convidados a visitar as nossas instalações industriais.

    - Os Laboratórios Expanscience colaboram com diferentes comités de especialistas científicos para elaborar guias que permitem a difusão do conhecimento aos seus pares.

    - Os intercâmbios bi-anuais são realizados com os parceiros da Expanscience (representantes de ONG, do mundo associativo, dos consumidores, pacientes...) e especialistas.

    - Em 2009, os Laboratórios Expanscience aderiram à Carta de Comunicação Responsável da União de Anunciantes, que se compromete  em comunicar de modo transparente e responsável perante os seus utilizadores, e a considerar o impacte ambiental na escolha dos suportes de comunicação.

  • Utilização

    Os nossos produtos são desenvolvidos para que a sua utilização seja prática e agradável para si e para o bebé, mas também para evitar o desperdício:

    - Sempre que possível, utilizamos embalagens que distribuem a quantidade correta de produto a utilizar (embalagens com distibuidor).

    - As nossas embalagens permitem a conservação correta dos nossos cuidados, podendo assim utilizá-los até ao fim, com a garantia de que mantêm as mesmas qualidades.

    - Para o seu bebé, propomos principalmente cuidados lavantes 2 em 1 corpo e cabelo, que evitam a multiplicação de produtos na casa de banho.

    - Propomos igualmente grandes formatos, para limitar o número de embalagens utilizadas.

  • Fim de vida

    Queremos que os nossos produtos tenham o menor impacte possível no Ambiente após a sua utilização. Assim, todas as embalagens de cartão Mustela e 100% das embalagens Mustela são recicláveis (excepto amostras e de acordo com os critérios de reciclagem franceses), e todas as nossas fórmulas líquidas lavantes são biodegradáveis (norma OCDE 302B).

    Ao separar corretamente, está a contribuir para limitar o impacte ambiental dos produtos Mustela: para saber mais, consulte as nossas recomendações sobre os gestos corretos na casa de banho!

Partilhar a minha lista de cuidados