O banho

Durante o banho

  • Nos primeiros meses segure o seu bebé colocando uma mão na nuca e ombros e a outra mão no rabinho, deste modo ele irá sentir-se seguro e tranquilo. A partir dos 4 ou 5 meses pode, se desejar, utilizar um suporte para o banho.
     
  • Se lhe parecer complicado lavar o seu bebé recém-nascido dentro de água, pode optar por ensaboá-lo no colchão muda e de seguida lavá-lo com água.
     
  • Quando ele souber sentar-se, pode deixá-lo brincar com a água. No entanto, nunca o deixe sozinho durante o banho qualquer que seja a idade, mesmo que seja por um instante ou com pouca água.
     
  • Utilize produtos de higiene sem sabão, especificamente adaptados à pele delicada do seu bebé. Se ele tiver a pele seca, opte por um produto enriquecido com agentes hidratantes, protetores e nutritivos (produtos com Cold Cream por exemplo).
     
  • A cada 2 ou 3 dias, lave a cabeça e os cabelos do seu bebé com um champô adequado que não arda nos olhos. Se ele tiver crosta láctea, opte por um champô recém-nascido específico que a ajudará a limpar a pele do seu bebé. Para enxaguar os cabelos do seu bebé utilize um copo ou simplesmente a sua mão em concha, conforme for mais agradável para ele.
     

 

Comente este artigo

Partilhar a minha lista de cuidados