FAQ

 

O Óleo de Amêndoa não elimina a Crosta Láctea e ainda potencia a formação de sebo. É por isso que é recomendado que use um produto específico para a pele que funcione tanto na prevenção como no tratamento do problema em questão.

A fórmula do Champô Espuma Mustela regula a formação de sebo, suaviza a pele e limita o reaparecimento da crosta láctea. Como todos os produtos Mustela, é hipoalergénico, o que significa que foi formulado para minimizar os riscos de uma reação alérgica - não contém alergénios conhecidos ou outros agentes irritantes.

Os nossos protetores solares contêm filtros minerais (dióxido de titânio ou óxido de zinco). Optámos por combiná-los com outros filtros solares orgânicos para tornar os produtos mais fáceis de aplicar, garantindo ao mesmo tempo um nível adequado de protecção solar para a pele sensível e delicada dos bebés e das crianças. Os testes realizados aos nossos produtos comprovam a sua tolerância e eficácia em todos os tipos de pele, incluindo pele atópica e intolerante ao sol.
A segurança dos produtos Mustela é a nossa principal prioridade há mais de 65 anos.
Para mais informações sobre os compromissos da marca Mustela, visite a seção "Os nossos Compromissos" no site da Mustela.

As nanopartículas são partículas ultrafinas (cerca de 100.000 vezes menores que a espessura de um fio de cabelo). E são definidas pelos regulamentos cosméticos*. Nós optamos por não usá-las nos nossos produtos.

*definido no regulamento de cosméticos 1223/2009 / CE explicado pela recomendação profissional da Associação Europeia das Indústrias de Cosméticos.

Para garantir a máxima segurança, eficiência e prazer de utilização, utilizamos ingredientes sintéticos que não têm equivalente natural tão seguro e eficaz.

Desde o início, temos dado prioridade a ingredientes de origem natural e recolhemos sempre da natureza a maior parte dos ativos e ingredientes que compõem os produtos Mustela.
No entanto, alguns ingredientes essenciais para a conservação, estabilidade ou qualidade dos nossos cuidados não têm equivalente na natureza. Alguns ingredientes naturais podem não ser compatíveis com as os nossos elevados padrões de exigência e eficácia, segurança ou prazer de utilização. Nestes casos, utilizamos ingredientes sintéticos avaliados pelas autoridades de saúde, aprovados pelas autoridades reguladoras e que comprovaram a sua eficácia e segurança para a pele mais sensível dos bebés e das crianças.
Os 5% restantes são, portanto, ingredientes que não têm equivalente natural para garantir a qualidade, segurança e eficiência que reivindicamos nos nossos produtos.

Todos os testes realizados pelo nosso laboratório em todos os produtos Mustela antes dos mesmos serem colocados no mercado de comercialização são garantidos sem realizar testes em animais. Como parte do nosso processo de inovação e melhoria contínua, e porque a segurança é a nossa principal prioridade, os nossos investigadores desenvolveram um modelo patenteado exclusivo utilizando a epiderme infantil reconstruída (Stelaskin) que permite testar a tolerância e a eficácia dos produtos Mustela num laboratório sem a necessidade de realizar testes em animais.

Pode e deve utilizar todos os produtos Mustela, desde o momento do nascimento do bebé (mesmo que este seja prematuro). A segurança e eficácia dos nossos produtos é verificada antes de serem lançados no mercado por um especialista em toxicologia independente combinando: eficácia, segurança e prazer de utilização único. Os produtos Mustela foram especificamente concebidos para satisfazer as necessidades diárias da pele dos recém-nascidos, bebés e crianças respeitando sempre a sua delicadeza.

Como marca francesa líder no mercado europeu de produtos infantis, estamos comprometidos em garantir que os nossos produtos atendem aos mais rigorosos requisitos em termos de qualidade, segurança e eficácia. Para este efeito, cada produto da marca Mustela está sujeito a um processo exigente e responsável, regido por uma carta de compromissos que aborda os principais desafios de qualidade e segurança:
- Um processo rigoroso de seleção de ingredientes que enfatiza ingredientes de origem natural e evita ingredientes questionáveis.
- Uma avaliação toxicológica de cada ingrediente, baseada na experiência avançada e nas características específicas da pele infantil desde o nascimento.
- Testes de tolerância e alérgenos em cada produto terminado.

- Um ponto fundamental é ter em conta as especificidades e necessidades da pele do bebé. Por isso, realizamos sempre uma avaliação final com especialistas toxicológicos independentes, tendo em conta a utilização de cada produto em bebés e crianças: testes específicos realizados em modelos de pele, fatores adicionais de segurança, como o risco de ingestão e penetração.
Essa abordagem, totalmente alinhada e de acordo com todos os regulamentos atuais, permite-nos garantir produtos seguros e eficazes, desde o nascimento.
Informações sobre os compromissos da marca Mustela estão disponíveis neste site no separador " Os nossos Compromissos".

Como marca francesa líder no mercado europeu de produtos infantis, estamos comprometidos em garantir que os nossos produtos atendem aos mais rigorosos requisitos em termos de qualidade, segurança e eficácia. Para este efeito, cada produto da marca Mustela está sujeito a um processo exigente e responsável, regido por uma carta de compromissos que aborda os principais desafios de qualidade e segurança:
- Um processo rigoroso de seleção de ingredientes que enfatiza ingredientes de origem natural e evita ingredientes questionáveis.
- Uma avaliação toxicológica de cada ingrediente, baseada na experiência avançada e nas características específicas da pele infantil , desde o nascimento.
- Testes de tolerância e alérgenos em cada produto terminado. - Um ponto fundamental é levar em conta as especificidades e necessidades da pele do bebé. Por isso, realizamos sempre uma avaliação final com especialistas toxicológicos independentes, tendo em conta a utilização de cada produto em bebés e crianças: testes específicos realizados em modelos de pele, fatores adicionais de segurança, como o risco de ingestão e penetração.
Essa abordagem, totalmente alinhada e de acordo com todos os regulamentos atuais, permite-nos garantir produtos seguros e eficazes, desde o nascimento.
Informações sobre os compromissos da marca Mustela estão disponíveis neste site no separador " Os nossos Compromissos".

A segurança dos nossos produtos é uma prioridade absoluta.
Para garantir a segurança completa, mais de 450 testes são realizados em cada produto antes de ser comercializado, para garantir desta forma a sua qualidade, segurança e eficácia.

Submetemos a avaliação de segurança a especialistas independentes especializados em toxicologia para avaliar a segurança do produto e a sua utilização em bebés e grávidas. Esses especialistas podem se opor à introdução do produto no mercado a qualquer momento ou realizar mais testes até terem a certeza que está apto para utilização.
A Mustela realiza um processo de avaliação exclusivo e personalizado que inclui 11 etapas de avaliação conduzidas principalmente por instituições autorizadas e independentes.  Durante estes testes avaliamos a tolerância da pele, dos olhos e em termos neurosensoriais em adultos, bem como a tolerância quando aplicado numa epiderme infantil reconstruída e sob condições reais de utilização em recém-nascidos e bebés.
Finalmente, a eficácia dos nossos produtos é comprovada para grávidas e bebés, desde o nascimento, sob supervisão médica em diversas áreas (dermatologista, pediatra, ginecologista ou oftalmologista, dependendo do produto).

Com o objetivo de garantir a máxima segurança para os utilizadores, os produtos cosméticos têm sido rigorosamente controlados há mais de 40 anos através de uma regulamentação específica que se aplica a toda a União Europeia. Esta regulamentação é atualizada regularmente considerando sempre os avanços científicos e tecnológicos. Este regulamento define nomeadamente as listas de substâncias proibidas (das quais existem mais de 1300), substâncias restritas e os passos que devem ser tidos em conta antes de um produto poder ser comercializado. Também fornece uma estrutura de produção para garantir a segurança do produto e define as responsabilidades dos fabricantes.
Uma vez que os produtos cosméticos estão no mercado, eles são monitorados durante todo o período em que estão disponíveis, com o objetivo de garantir que são tolerados.
A Mustela é regularmente submetida a verificações e trabalha em estreita colaboração com as autoridades sempre que é necessário.
Fora da Europa, outros países têm os seus próprios regulamentos específicos relativos a produtos cosméticos. 

Como uma marca francesa líder no mercado europeu de produtos infantis, estamos comprometidos em garantir que os nossos produtos atendem aos mais rigorosos requisitos em termos de qualidade, segurança e eficácia.
Todos os ingredientes que compõem os nossos produtos passam por um rigoroso processo de seleção que garante a tolerância e segurança de cada um dos nossos produtos. A tolerância é sistematicamente avaliada em laboratório usando modelos de pele reconstruídos, depois testamos em adultos e, por fim, em crianças, em condições reais de utilização sob supervisão pediátrica e dermatológica.
A segurança dos produtos Mustela é a nossa principal prioridade há 65 anos.
Para mais informações, consulte a seção "Segurança e eficácia" no separador " Os nossos Compromissos".

Os produtos Mustela foram concebidos para proteger a pele delicada e frágil dos bebés. No entanto, pode continuar a utilizar os cuidados Mustela ao longo da infância e até em adolescentes ou adultos, sem qualquer risco.

Não abertos, os produtos Mustela são mais eficazes nos primeiros 24 a 36 meses a partir da data de fabricação. Após a abertura, aconselhamos a utilização dos nossos produtos antes da data de expiração indicada na embalagem de cada produto.
Para garantir que os seus produtos Mustela duram o tempo previsto, recomendamos que os feche corretamente após a sua utilização e que não os transfira para nenhum outro recipiente.

Os conservantes desempenham um papel vital nos produtos cosméticos: estes impedem todo e qualquer crescimento microbiano.
Especificamente, produtos cosméticos para bebés que são geralmente utilizados em ambientes húmidos e quentes, que estimulam o crescimento bacteriano e fúngico.
Se as bacterias e os fungos contaminarem o produto, podem causar uma infecção grave no bebé ou criança que os utiliza.
A Mustela seleciona cuidadosamente os seus conservantes para garantir que são eficazes e bem tolerados.

Não. A Mustea não utiliza parabenos nas fórmulas dos seus produtos, uma vez que estes são ingredientes questionáveis. 

É verdade que a Mustela não comunica muito sobre tudo o que é feito diariamente para a segurança dos seus produtos. Mas isso não significa que nada seja feito, muito antes pelo contrário! Como parte da sua política de antecipação de riscos, a Mustela avalia sistematicamente os seus ingredientes e produtos para detectar potenciais efeitos endócrinos e para remover substâncias desaconselhadas.

A Mustela está comprometida em garantir a segurança dos seus produtos à mais de 65 anos. Se quiser saber mais, consulte o separador "Uma segurança e eficiência comprovada" na seção " Os nossos compromissos". 

Um produto é considerado hipoalergénico quando foi formulado para minimizar o risco de reações alérgicas: isto significa que este produto não contém nenhum alérgeno conhecido ou qualquer substância irritável.
Mas acima de tudo, significa que foi testado de acordo com um protocolo padronizado para verificar a sua alta tolerância.
Todos os produtos Mustela são hipoalergénicos.

Optámos por excluir o álcool (ou etanol) de todas as nossas fórmulas. O álcool é muito agressivo para o filme hidrolipídico que protege a pele e pode levar à secura da pele, entre outras consequências.
Embora possa ser usado em alguns cosméticos, o álcool, não é adequado nem aconselhado para a pele sensível dos bebés ou das grávidas.

Todos os produtos Mustela para bebés são formulados sem ftalatos, tanto em termos de produto como também da sua embalagem.
Da mesma forma, todas as embalagens promocionais feitas de plástico que a Mustela oferece aos seus clientes (bolsas de higiene, pequenos brinquedos para crianças, coffrets, etc.) são isentos de ftalatos.

A lista completa de ingredientes que compõem os nossos produtos está disponível na embalagem de cada um dos produtos Mustela, bem como em cada página de produto neste site, onde basta clicar no separador "Ingredientes e Naturalidade".

As fragrâncias são muitas vezes questionadas porque podem conter substâncias alergénicas para 1 a 2% da população.
A Mustela selecionou uma fragrância formulada para minimizar o risco de reações alérgicas. Nos 40 milhões de produtos Mustela vendidos em todo o mundo anualmente, nenhum caso de alergia à fragrância Mustela é registado à mais de 60 anos.

No entanto, se preferir utilizar produtos sem fragrância, pode optar por utilizar os produtos sem perfume da Mustela (gama encarnada) ou os produtos da gama Stelatopia. 

Temos 3 critérios principais pelos quais nos regimos para selecionar os nossos ingredientes: segurança, eficácia e prazer de utilização.
Temos um regulamento de formulação específico que vai além do regulamento europeu de dermocosmética:
- seleção rigorosa de cada ingrediente sob a supervisão de um painel de especialistas científicos e validado por um especialista em toxicologia independente (origem, pureza, segurança)
- prioridade aos ingredientes de origem natural
- lista negra de ingredientes que proibimos 

A nossa restrita e rigorosa carta de formulação exclui sais de alumínio de todas as nossas fórmulas.
Para saber mais sobre os nossos critérios de seleção de ingredientes e os nossos compromissos, convidamo-lo a consultar a seção "Ingredientes" dentro do separador "Os Nossos compromissos".

O rótulo "Bio ou Orgânico" é uma das formas de garantir a alta naturalidade dos produtos. Os produtos Mustela não são 100% orgânicos mas são ainda melhores por isso. Este rótulo "orgânico" significa a presença de ingredientes provenientes da agricultura orgânica, a rastreabilidade dos ingredientes e o respeito pelo meio ambiente, e é para isso que a Mustela trabalha diariamente ao optar por dar prioridade aos ingredientes de origem natural que provaram a sua tolerância e eficácia (os produtos Mustela contêm em média 95%* de inrgedientes de origem natural). Simultaneamente também optámos por adquirir os nossos próprios ativos a partir de cadeias de abastecimento de plantas e frutos geridos de forma responsável, sob o controlo da UEBT (União para o Bio-Comércio Ético). A UEBT avalia periodicamente as práticas éticas de abastecimento de ingredientes e dos ativos à base de plantas que produzimos.
*Excluindo referências sazonais.

Não, não temos substâncias cancerígenas nos produtos Mustela. Existe uma classificação de ingredientes que possuem um risco cancerígeno estabelecido pelas autoridades de saúde e a Mustela proíbe a utilização desses ingredientes em todos os seus produtos.

A fragrância contribuí para o bem-estar e desenvolvimento sensorial e cognitivo do bebé e ainda deixa na pele do seu bebé o cheirinho irresístivel a Mustela®.
A Mustela® presta especial atenção ao desenvolvimento de texturas sensoriais e fragrâncias delicadas que enriquecem as rotinas de cuidado da pele do bebé e da criança sem diminuir a segurança, de modo a criar momentos de bem-estar, estimulação e prazer únicos.
A segurança dos produtos Mustela® é a nossa principal prioridade há mais de 65 anos.

Não, não utilizamos esse ingrediente nos nossos produtos.

Não. Não utilizamos óleos essenciais nos nossos produtos, uma vez que os mesmos podem apresentar riscos alergénicos elevados, principalmente quando utilizados na pele das grávidas e dos bebés. 

Assaduras e vermelhidão na zona da fralda é uma ocorrência frequente nos bebés.
Geralmente deve-se ao contato prolongado da zona da fralda com fezes e urina, e aparece mais frequentemente no caso de diarreia, tratamentos com antibióticos ou durante o surgimento dos primeiros dentes.
- Para evitar o aparecimento de assaduras, recomendamos que troque a fralda do seu bebé regularmente.
- Limpe bem a zona da fralda com um produto adequado (como o Linimento Higiene zona da fralda, água de limpeza sem enxaguamento ou toalhetes de limpeza), e depois seque completamente, sem esquecer as pregas.
- Como medida preventiva, aplique um creme barreira, com uma concentração de óxido zinco indicada, que previna o aparecimento de assaduras e que isole e proteja a pele do bebé dos agressores externos.

Vemelhidão e irritações na zona da fralda é uma condição comum nos bebés. Mesmo que tenha todos os cuidados de higiene recomendados pelos especialistas (trocar a fralda regularmente, limpeza e secagem suave e cuidadosa, aplicação de um creme barreira, etc.).
Neste caso, recomendamos que aplique um produto específico para prevenir e reparar as assaduras e vermelhidão, como o Creme Zona da Fralda 123 da Mustela: responsável por neutralizar as enzimas responsáveis pela vermelhidão na zona da fralda, este produto reduzirá a intensidade da vermelhidão e atuará no seu desaparecimento.
Se a vermelhidão não desaparecer após alguns dias ou se o bebé estiver sempre a chorar ou se a mesma infectar, recomendamos que consulte o seu médico.

As manchas vermelhas ou eczema que podem aparecer no corpo do seu filho são o sintoma mais visível da dermatite atópica, mas, na realidade, a pele como um todo está enfraquecida: é necessário cuidar de todo o corpo do bebé com pele atópica com produtos dermocosméticos adequados, como a gama Stelatopia. Para melhorar o conforto da pele do seu filho, estes produtos devem ser usados diariamente, mesmo que as manchas vermelhas desapareçam.
Se necessário, o seu médico também poderá receitar-lhe um tratamento medicamentoso, especialmente para ser utilizado durante os momentos de crise. 

Sim, é indispensável que o faça. Produtos formulados para o cuidado da pele normal podem ser mal tolerados na pele com tendência atópica.
Por outro lado, os produtos especificamente concebidos para o cuidado da pele atópica permitirão melhorar o conforto da pele do seu filho e limitar os riscos de complicações e o recurso a medicamentos.
- Para a higiene diária, aconselhamos a utilização de um creme lavante, como o Creme Lavante de Stelatopia.
- Durante os períodos de crise, recomendamos que adicione à água do banho o Óleo de Banho Stelatopia e lave suavemente o corpo do bebé com o Creme Lavante, que limpa a pele sem irritá-la.
- Em seguida, aplique cuidadosamente um produto para o cuidado  e hidratação da pele, como Stelatopia Creme Emoliente, que permitirá aliviar rapidamente as sensações de irritação e, naturalmente, reativar a síntese de lipídos que estão em falta graças ao ativo patenteado Mustela, o Óleo Destilado de Girassol.
Em caso de infecção ou prurido intenso contacte o seu médico que lhe irá prescrever um tratamento adequado. 
 
A dermatite atópica ou eczema atópico afeta 1 em cada 5 crianças. Frágil e imatura, a pele dos bebés pode estar sujeita a pequenos problemas cutâneos, pontuais ou regulares como é o caso da dermatite atópica. Esta patologia costuma aparecer a partir dos 2 meses de idade, e muitas vezes desaparece por volta dos 5-6 anos de idade, apesar de que há casos que se prolonga durante mais anos ou mesmo durante toda a vida.

A dermatite atópica manifesta-se pela extrema secura da pele no corpo e do rosto, e alterna entre crises de eczema com manchas vermelhas localizadas e períodos de remissão de sintomas. Em crianças, isto traduz-se em sensações de comichão (ocasionalmente graves) que afectam a qualidade de vida e o sono. Se algum sinal de vermelhidão, errupção, inflamação aparecer na pele do seu bebé ou criança, consulte o pediatra para um diagnóstico completo.

Desenvolvidos em colaboração com pediatras e dermatologistas, os cuidados Stelatopia da Mustela foram especificamente desenvolvidos para cuidar da pele atópica e para permitir que o seu bebé obtenha uma pele saudável, suave e confortável.

 
Sim, as queimaduras solares representam um perigo real, em particular para as crianças cuja pele é mais sensível e frágil.

A exposição excessiva ao sol pode, de facto, levar a queimaduras cutâneas reais, mas também, a longo prazo, ao envelhecimento acelerado da pele e a cancro de pele.

Portanto, é essencial usar proteção solar de elevada proteção, especialmente em bebés e crianças (fator SPF 50+) e ter em conta as seguintes precauções:

• Não expor crianças menores de 3 anos ao sol.
• Evitar qualquer exposição direta ao sol, especialmente entre as 11h e as 16h.
• Aplicar o proteção solar numa camada espessa antes de qualquer exposição e renovar a aplicação pelo menos a cada 2 horas e sempre após cada banho/mergulho.
• Proteger as crianças com um chapéu, t-shirt e óculos de sol.
• Manter o seu filho devidamente hidratado, mesmo que ele não lhe peça água.

 
 

Os UVA e UVB são raios ultravioleta emitidos pelo sol. Estes permitem que a pele se bronzeie, mas também são muito prejudiciais e podem ter efeitos muito nefastos para a saúde.

Têm diferentes tipos de intensidade e comprimento de onda:

• Os raios UVB têm comprimento de onda médio e atuam na superfície da pele. São responsáveis por escaldões e queimaduras solares.

• Os raios UVA têm maior comprimento de onda e penetram a pele em profundidade; levam ao envelhecimento acelerado e reduzem a elasticidade da pele.

A longo prazo, os raios UVA e UVB podem ser responsáveis por vários tipos de cancro de pele.

É, portanto, indispensável a utilização de proteção solar dupla (contra raios UVA e UVB), especialmente para proteger a pele dos bebés e das crianças.

Não, os protetores solares para adultos não são adequados para a pele sensível e imatura dos bebés: geralmente perfumados ou baseados em filtros químicos, também costumam ter um índice de proteção solar insuficiente.

Para a pele dos bebés, é essencial usar proteção solar especial, com um índice de proteção muito elevado.

Os produtos solares Mustela respeitam a pele do seu bebé ou criança e garantem uma proteção e segurança otimizadas contra os efeitos nocivos do sol. Projetado para crianças, são muito resistentes à água e transpiração.

Se quiser saber mais sobre proteção solar, por favor, consulte a nossa seção de conselhos sobre proteção solar.

O Champô Espuma Recém-Nascido Mustela para Recém-Nascidos foi especificamente formulado para prevenir o aparecimento da crosta láctea e promover o desaparecimento da mesma, limitando a proliferação bacteriana, que é a sua causa principal.
Se a cabeça do seu bebé apresentar estas pequenas crostas esbranquiçadas e amareladas, recomendamos que utilize este produto para lavar o couro cabeludo do seu bebé juntamente com o cuidado específico “Cuidado Crosta Láctea”..
- Por outro lado, se o couro cabeludo do seu bebé for saudável, o Champô Suave Mustela será o produto mais adequado: enriquecido com extrato de Camomila e derivados de Óleo de Coco, limpa suavemente o cabelo deixando-o suave e brilhante.
Se quiser saber mais sobre estes cuidados, consulte as páginas dos produtos.

Não. Apenas água não é suficiente para remover a sujidade que pode estar presente no rosto do bebé (regurgitações, leite, etc.).
Portanto, recomenda-se o uso de um produto de limpeza específico, como a água de limpeza para a pele normal ou leite de toilette para a pele seca. Para as peles atópicas poderá fazer a higiene com um toalhete Stelatopia e para as peles intolerantes a fragrância poderá utilizar os toalhetes sem perfume.
Estes produtos são especificamente formulados para manter a pele delicada dos bebés limpa e perfeitamente saudável sem ressecá-la ou irritá-la.
Se quiser saber mais sobre a higiene do bebé, por favor, consulte nossa seção de conselhos.

Os produtos para adultos não estão adaptados à natureza e a delicadeza da pele dos bebés: este tipo de produtos são muito ácidos e não respeitam o pH da pele do bebé.
Para lavar o seu bebé com toda a segurança, é importante que utilize produtos específicos que sejam suaves e que não irritem nem danifiquem a pele. 

Sim, é. Desde o nascimento e durante os primeiros dois anos, a pele do bebé é imatura; ainda não tem a resistência e as propriedades da pele de um adulto. Ao mesmo tempo, é rica num capital único de células estaminais, que é extremamente vulnerável durante os primeiros anos de vida. Portanto, é essencial utilizar produtos de higiene  e cuidados específicos que respeitem o equilíbrio da pele. 

As nossas principais investigações e pesquisas, realizadas nos últimos 10 anos, que foram objeto de patentes e publicações em jornais respeitados internacionalmente, demonstraram que a pele do bebé é imatura desde o nascimento até pelo menos aos 2 anos de idade: ainda não adquiriu a resistência e especificidades da pele de adulto. A barreira da pele é, portanto, menos eficaz e mais vulnerável e sensível a agressões externas (como frio, vento, sol, fricção, etc.).
Além disso, dependendo do tipo de pele, o bebé terá necessidades específicas que a Mustela pode satisfazer através das suas várias gamas de produtos.
Cada um desses produtos é submetido a uma rigorosa avaliação de segurança e eficácia para garantir que respeitam os requisitos necessários para cuidar da melhor forma da pele dos bebés.
Todas as nossas fórmulas estão associadas a uma avaliação toxicológica baseada nas características da pele dos bebés e crianças, bem como o teste de alérgenos e tolerância do produto acabado. Os nossos produtos atendem às garantias de segurança necessárias para as peles mais frágeis e delicadas.

Alguns bebés e crianças têm a pele naturalmente seca, o que requer cuidados específicos durante todo o ano. Durante o inverno, a pele é constantemente atacada pelo frio, vento, diferenças de temperatura, aquecedores e é nestas alturas que tende a secar com maior facilidade.

Este fenômeno é particularmente mais frequente em bebés e crianças, porque a sua epiderme é mais frágil e imatura do que a de um adulto.

Durante este período, é portanto necessário hidratar e nutrir a pele com maior regularidade, especialmente após a higiene e o banho, e optar por produtos específicos para o cuidado da pele seca.

Se quiser saber mais sobre as características específicas da pele do seu bebé, leia a nossa seção de conselhos.

Mais fina do que a pele adulta, a pele do bebé está em constante desenvolvimento: a barreira da pele não está completamente formada no nascimento e só atinge a sua maturidade após os dois anos de idade. Entre as idades dos 0 e os 2 anos, a pele é incapaz de manter um bom nível de hidratação. Esta hidratação é fundamental para que as células possam funcionar corretamente. Como resultado, a pele do bebé não age como escudo ou barreira totalmente protetora e é altamente vulnerável e sensível às agressões externas.
Os investigadores Mustela realizaram pesquisas que revelam que a pele de um recém-nascido tem uma inigualável quantidade de células estaminais, que estão no seu máximo expoente no nascimento, mas que permanece vulnerável durante os primeiros anos de vida. Estas células estaminais desempenham um papel muito importante para a pele: garantem que a pele é capaz de se regenerar e são responsáveis ​​por manter o seu equilíbrio geral contra as agressões externas.

Para preservar esta riqueza celular única e apoiar o seu desenvolvimento, a pele do bebé deve ser reforçada e protegida diariamente, utilizando cuidados adaptados e específicos para a pele do bebé.

Se quiser saber mais sobre as características específicas da pele do bebé, leia a nossa seção de Conselhos.

Sim. Especialmente nos recém-nascidos, a derme (camada profunda da pele) é três a quatro vezes mais fina do que nos adultos, e o estrato córneo (camada superior da pele) também é mais fino.
Por fim, e não menos importante, o filme hidrolipídico que protege a pele é visivelmente inexistente nos bebés.

Uma vez que essas células estaminais ajudam a regenerar a pele e manter o seu equilíbrio geral ao longo da vida, têm um papel vital a desempenhar. A riqueza de células estaminais estão no seu máximo espoente à nascença, mas também é extremamente vulnerável durante os primeiros dois anos de vida de uma criança. Durante esse período crítico, a barreira da pele ainda está a desenvolver e formar-se e por esta razão é tão sensível às agressões externas. Por esta razão é tão importante proteger e cuidar da pele para preservar as suas células estaminais.
Se quiser saber mais, por favor leia Sobre os novos produtos de cuidado da Mustela Bebé

As nossas constantes pesquisas e investigações revelaram que a pele de um bebé contém uma riqueza celular única que está no seu máximo espoente à nascença. Exclusivas para cada indivíduo, essas células vitais tem uma duração vitalícia. Porntato é fundamental proteger a "integridade" dessas células estamaminais uma vez que desempenham um papel importante para manter a pele saudável durante toda a vida. Estas células são responsáveis por ajudar a regenerar a pele, manter o equilíbrio geral e proteger a pele dos fatores externos a que estamos expostos diariamente.
Para saber mais, leia sobre os produtos da gama Mustela Bébé. 

Os nossos investigadores descobriram que a pele do bebé possui à nascença uma riqueza inimaginável de células estaminais, única para toda a vida. Falamos de capital vida porque estas células estaminais  desempenham um papel essencial para a pele ao longo de toda a vida: estas asseguram a regeneração e a manutenção do equílibrio global da pele face às agressões do quotidiano.
Para mais informações, consulte a história dos novos cuidados Mustela Bebé.

A pele dos bebés é mais frágil e fina do que qualquer outra pele. Ainda num processo de maturação, a pele não consegue desempenhar totalmente o seu papel de barreira protetora, está desidratada no momento do nascimento e incapaz de manter o correto equilíbrio de hidratação durante os primeiros meses.
Os nossos investigadores descobriram que a pele dos bebés possui uma riqueza inimaginável: um capital de células estaminais único para toda a vida, que estão no seu nível máximo à nascença, mas extremamente vulnerável entre os 0 e os 2 anos. Estas células estaminais desempenham um papel essencial para a pele ao longo de toda a vida: asseguram a regeneração e a manutenção do equilíbrio global da pele face às agressões do quotidiano.
Para preservar esta riqueza celular única e acompanhar o seu desenvolvimento, a pele dos bebés precisa imprescindivelmente de ser reforçada e protegida no quotidiano´, por cuidados adaptados.
Para mais informações sobre as especificidades da pele dos bebés, consulte a nossa ficha de conselhos sobre este tema.

Ao longo de toda a vida, as células estaminais asseguram a regeneração e a manutenção do equílibrio da pele: o papel destas células é essencial. O capital de células estaminais da pele está no seu nível máximo à nascença, mas é extremamente vulnerável durante os primeiros dois anos de vida. Com efeito, durante este período, a barreira cutânea ainda está num processo de maturação e a pele é frágil face às agressões do quotidiano. Por isso, é indispensável proteger a pele e reforçá-la para preservar esta riqueza em células estaminais.
Para mais informações, consulte a história dos novos cuidados Mustela Bebé.

Diz-se que uma fórmula é biodegradável se, após a utilização, puder ser decomposta (digerida) naturalmente por organismos vivos (microrganismos). A biodegradabilidade é um parâmetro importante para caracterizar o impacto ambiental dos produtos nas águas residuais. Depende em parte da sua capacidade de degradação e, por outro lado, da sua taxa de digestão no ambiente biológico.
As nossas fórmulas com Enxaguamento (Gel de Banho, Champô, Óleo de Banho, Creme Lavante...) são biodegradáveis de acordo com o padrão OECD 302B. Esta norma internacional padronizada estipula que pelo menos 60% do produto é biodegradado em 28 dias.

Em todos os estágios de desenvolvimento, desde o abastecimento de matérias-primas vegetais, o design, o desenvolvimento dos produtos, a produção, os materiais de marketing e comunicação, fazemos sempre todos os possíveis para limitar o impacto que os nossos produtos podem causar no meio ambiente. Aplicamos esta estratégia como parte do nosso processo de melhoria contínua ao longo dos anos. Por exemplo, todas as embalagens Mustela são recicláveis e são feitas com papel proveniente de florestas geridas de forma sustentável. Outro exemplo são os produtos com enxaguamento são todos biodegradáveis.
Se quiser saber mais sobre os nossos compromissos com o desenvolvimento sustentável, visite a seção dedicada ao ciclo de vida dos produtos Mustela.

Eco-conceção significa que em cada etapa da vida dos produtos (aprovisionamento da matéria prima, conceção, fabricação, distribuição, utilização e fim de vida), trabalhamos para minimizar o impacte sobre o Ambiente. Fiéis à nossa abordagem de melhoria contínua, seguimos este caminho há diversos anos. Assim, por exemplo, todas as embalagens Mustela são recicláveis, o cartão utilizado é proveniente de florestas geridas de forma sustentável, as fórmulas com enxaguamento Mustela Bebé são biodegradáveis.

Para mais informações sobre as nossas ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável, consulte o ciclo de vida dos produtos Mustela.

Os nossos investigadores descobriram que a pele do bebé possui à nascença, um capital de células estaminais único para toda a vida, mas extremamente vulnerável. Após esta descoberta, selecionamos a Perséose de Abacate® para as novas fórmulas Mustela Bebé, porque esta responde perfeitamente às necessidades específicas da pele dos bebés desde o nascimento: a Perséose de Abacate® acompanha o desenvolvimento da função barreira da pele e, principalmente, preserva a riqueza celular agindo como um escudo protetor contra as agressões do quotidiano. De referir, que a Perséose de Abacate® pertence a uma nova geração de ativos biomiméticos: age em perfeita afinidade com a pele e combina assim, eficácia comprovada e elevada tolerância.
A eficácia e a elevada tolerância da Perséose de Abacate® foram clinicamente testadas e cientificamente comprovadas. A Perséose de Abacate® é uma ativo exclusivo e patenteado: apenas os produtos Mustela podem beneficiar das suas qualidades.
Para mais informações sobre a Perséose de Abacate®, consulte a página dedicada a este tema.

Designa-se como biomimético, um ativo ou um ingrediente que respeita os príncipios do biomimetismo, ou seja a capacidade de se assemelhar ao máximo com a Natureza, de a imitar ao nível da estrutura ou no modo de funcionamento.
Em dermocosmética, consideramos como ingrediente biomimético, um ingrediente que inspirado na Natureza age em perfeita afinidade e tolerância com a pele, sendo capaz de reforçar os mecanismos de funcionamento quando estes apresentam deficiências, ou de acompanhar durante o processo de maturação da pele, o seu desenvolvimento sem o perturbar: apresenta desta forma um rácio eficácia-tolerância ótimo.
A Perséose de Abacate®, ativo federador das novas fórmulas Mustela Bebé, é um ativo biomimético: este age sobre a pele tal como no seu meio de origem, onde tem com função acompanhar o desenvolvimento e o amadurecimento do fruto.
Para mais informações, consulte a página A naturalidade e a Mustela ou a definição completa de naturalidade dos produtos dermocosméticos dos Laboratórios Expanscience. 

As nossas cadeias de abastecimento responsáveis visam controlar melhor a rastreabilidade dos nossos ativos baseados em plantas (Perséose de Abacate, Schizandra e Óleo de Girassol), como parte de uma abordagem que envolve uma parceria com todos os participantes da cadeia de abastecimento (agricultores, autoridades locais, agrônomos, etc.), desde o cultivo e colheita até ao processamento e incorporação destes inrgedientes nos nossos produtos.
Quanto à Perséose de Abacate, o principal ativo presente nos produtos Mustela, obtemos este ingrediente através de 2 cadeias de abastecimento localizadas na África do Sul e no Perú, esta segunda é uma cadeia de abastecimento mais recente que estamos desenvolver com base em 3 compromissos essenciais:
- Respeito pelo meio ambiente e pela biodiversidade,
- Respeito pelas populações locais,
- Criação de valor econômico local.

Apenas utilizamos substâncias cuidadosamente selecionadas nos nossos produtos de forma a garantir que são os mais seguros para si e para o seu bebé, enquanto aomesmo tempo contribuem para a proteção do meio ambiente.
Todos os nossos produtos são fabricados sem álcool, óleos essenciais, parabenos, fenoxietanol, ftalatos, extratos vegetais OGM, sais de alumínio, ingredientes de origem animal (exceto colméias, lanolina purificada e produtos lácteos), terpenos (cânfora, mentol e eucalipto) e triclosan.
Os 5% restantes são ingredientes que não têm equivalente natural para garantir a qualidade, segurança e eficiência que reivindicamos nos nossos produtos. Desde o início, que a Mustela dá prioridade a ingredientes de origem natural e recolhe sempre da natureza a maior parte dos ativos que compõem os produtos Mustela.
No entanto, alguns ingredientes essenciais para a conservação, estabilidade ou qualidade dos nossos cuidados não têm equivalente na natureza. Alguns ingredientes naturais podem não ser compatíveis com as os nossos elevados padrões de exigência e eficácia, segurança ou prazer de utilização. Nestes casos, utilizamos ingredientes sintéticos avaliados pelas autoridades de saúde, aprovados pelas autoridades reguladoras e que comprovaram a sua eficácia e segurança para a pele mais sensível dos bebés e das crianças.
 
Um ativo é biomimético se estiver em conformidade com o princípio do biomimetismo, ou seja, tem uma capacidade avançada de se assemelhar à natureza e imitar a sua estrutura ou mecanismos de funcionamento.
Mais especificamente em termos dermocosméticos, um ingrediente é considerado biomimético se tem naturalmente uma afinidade perfeita com a pele e uma alta tolerância. Isso significa que este ativo/inrgediente é capaz de fortalecer a função de barreira da pele quando ela está enfraquecida e ajuda-a a amadurecer e desenvolver-se em segurança.
A Perséose de Abacate, o ativo patenteado presente em todos os produtos Mustela Bebé, é um ingrediente biomimético. Tem o mesmo efeito na pele como tem no ambiente original, onde ajuda a fruta a crescer e a amadurecer.
 

As nossas constantes pesquisas e investigações revelaram que a pele do bebé contém uma riqueza celular única que está no seu máximo expoente à nascença e até aos dois anos de idade, período de construção da barreira cutânea. Exclusivas em cada indivíduo, essas células duram uma vida inteira, mas são extremamente vulneráveis. Depois desta descoberta fundamental e inedita selecionamos a Perséose de Abacate® para estar presente em todas as fórmulas Mustela, porque satisfaz as necessidades específicas da pele do bebé, desde o momento do nascimento e à medida que esta amadurece. Este ativo ajuda a desenvolver a função de barreira da pele e preserva a sua preciosa riqueza celular, atuando como um escudo protetor contra os agressões externos (vento, frio...). A Perséose de Abacate® também faz parte de uma nova geração de ativos biomiméticos. Perfeitamente adequado para a pele delicada dos bebés, combina eficácia com elevada tolerância.
A eficácia e a tolerância da Perséose de Abacate® foram clinicamente testadas e comprovadas cientificamente. A Perséose de Abacate® é um ativo exclusivo e patenteado pela nossa marca e somente os produtos Mustela oferecem os seus benefícios exclusivos.
Para descobrir mais sobre a Perséose de Abacate®, dirija-se à seção do site dedicada a este ativo. 

A percentagem de naturalidade representa a proporção de ingredientes de origem natural presentes nos nossos produtos.
Para saber mais sobre os nossos compromissos com a naturalidade, aceda à seção dedicada ao efeito no nosso site.

Nós descartamos a utilização de diversas susbstâncias, de forma a garantir que os ingredientes utilizados são os mais seguros para a pele do bebé e para si, e simultaneamente, que respeitem a Natureza. Assim, todos os nossos cuidados são formulados sem álcool, sem óleos essenciais, sem parabenos, sem fenoxietanol, sem ftalatos, sem extratos vegetais provenientes de plantas geneticamente modificadas (OGM), sem cloridrato de alumínio, sem ingredientes de origem animal (com excepção do Mel, da Cera de Abelha, das Lanolinas purificas e dos produtos lácteos), sem terpenos (Cânfora, Mentol, Eucalipto) e sem Triclosan.

Para mais informações, consulte a página A naturalidade e a Mustela ou a definição completa de naturalidade dos produtos dermocosméticos dos Laboratórios Expanscience.

Sim: formulado sem álcool e sem cafeína, com base em ingredientes de origem natural, o Sérum Firmeza Busto Mustela Maternidade é compatível com a amamentação*.

* As regras de higiene devem ser respeitadas antes da amamentação: mamilo limpo.

Todos os produtos da gama Mustela Maternidade foram especificamente concebidos para grávidas e recém-mamãs, incluindo quando estão a amamentar. Estes produtos foram submetidos a inúmeros testes e avaliações de forma a garantir a ausência de qualquer risco para o feto durante a gravidez e para o bebé durante a amamentação. Pode claro, utiliza-los com toda a segurança durante a gravidez ou a amamentação.

Os protetores solares protegem a pele contra os raios UVA e UVB através de filtros.

• Os filtros químicos atuam ao absorver a energia transmitida pelas radiações luminosas.
Nem sempre são fotoestáveis e, como podem ser absorvidos pela epiderme, há risco de fototoxicidade e alergia.

• Os filtros minerais refletem e difundem os raios UV.
Eles são inertes, fotoestáveis e formam um filme protetor na superfície da pele que limita qualquer risco de penetração.

• Os filtros organo-minerais absorvem e refletem os raios UV.
Eles são fotoestáveis e protegem a penetração dos raios na superfície da pele.

 
 

Recomenda-se a utilização de protetores solares com elevado fator de proteção, dada a vulnerabilidade da pele dos bebés e das crianças ao sol.
Produtos que sejam SPF 50 ou 50+ são os verdadeiramente recomendados.
Para uma máxima segurança, opte por fórmulas hipoalergênicas que sejam livres de fragrâncias (0% perfume), corantes e álcool, com base em filtros minerais ou orgânicos.
Se quiser saber mais sobre os cuidados com o sol e a pele do seu filho, leia o nosso guia de conselhos. 

Os filtros solares que usamos não são químicos, são uma combinação de filtros minerais e orgânicos. Estes foram rigorosamente selecionados, com segurança e eficácia comprovadas.
Há mais de 65 anos que a segurança dos nossos produtos é a nossa principal prioridade. Todas as nossas fórmulas são submetidas a uma avaliação toxicológica baseada nas características da pele dos bebés e das crianças.
Para saber mais, visite a seção "Os Nossos compromissos" do site Mustela.

Os nossos protetores solares podem ser usados sem qualquer risco desde o nascimento. A segurança dos produtos Mustela é a nossa principal prioridade. Como os restantes produtos Mustela, os protetores solares são submetidos a um rigoroso processo de seleção de ingredientes e testes sistemáticos para comprovar a sua tolerância e eficácia em todos os tipos de pele, incluindo pele atópica ou intolerante ao sol.
A OMS recomenda que mantenha as crianças pequenas (até pelo menos 2 anos de idade) distantes de uma exposição ao sol direta, aconselhando que permaneçam à sombra e sempre com chapéu, t-shirt e óculos de sol. No entanto, como a exposição ao sol é muitas vezes inevitável, recomendamos que sempre que o bebé saia de casa utilize um protetor solar adequado. 

Sim, especialmente com toalhetes adaptados para o efeito. Os toalhetes de rosto Mustela foram especialmente desenvolvidos para limpar suavemente o rosto do bebé, inclusive o contorno dos olhos, onde pequenas secreções são frequentemente depositadas. Os toalhetes Mustela deixam a pele sensível do seu bebé limpa, hidratadae suave.
Se quiser saber mais sobre a higiene do seu bebé, consulte a nossa seção de conselhos.

Não, nós não fazemos nenhum tipo de testes em animais. Com efeito, no âmbito da nossa abordagem de inovação e de melhoria contínua, já há diversos anos que seguimos métodos alternativos para avaliação das matérias-primas e dos produtos finais. No seguimento desta abordagem, os nossos investigadores desenvolveram um processo inédito, que permitiu a reconstrução em laboratório da epiderme dos recém-nascidos e dos bebés: podemos assim testar a tolerância e a eficácia dos nossos cuidados sem recorrer a testes em animais.

Para desenvolver os produtos mais seguros e eficazes para o seu bebé, os nossos investigadores precisam conhecer e estudar com detalhe as características e necessidades específicas da pele do bebé. Ao construir a epiderme de um bebé nos nossos laboratórios, as nossas equipas de especialistas ganham um conhecimento profundo da pele, das suas células e genes, para puderem compreender melhor a sua fisiologia e desenvolvimento. Stelaskin é o nome deste modelo e é a primeira epiderme patenteada do mundo e apenas os inestigadores Mustela dos Laboratóros Expanscience podem realizar testes neste modelo patenteado pela marca. Também utilizamos epidermes reconstituídas para testar a eficácia e tolerância dos nossos produtos com um elevado nível de precisão e confiabilidade.

Para desenvolver os cuidados mais seguros e eficazes para o seu bebé, os nossos investigadores tiveram necessidade de conhecer as especificidades e as necessidades da pele. A epiderme dos bebés e das crianças reconstituída em laboratório permitiu às nossas equipas explorar a pele mais em profundidade, no coração da célula e dos genes, de forma a compreender melhor a sua fisiologia e evolução. Trata-se de uma inovação mundial patenteada: apenas os investigadores Mustela dos Laboratórios Expanscience dispõem atualmente desta possibilidade de experimentação. Utilizamos igualmente epidermes reconstituídas para testar a eficácia e a tolerância dos nossos cuidados com uma precisão e fiabilidade acrescidas.