Proteção da Biodiversidade

A Biodiversidade é tudo o que faz parte do meio ambiente, da natureza, dos animais, plantas, cogumelos, bactérias… Hoje em dia a biodiversidade está a ser ameaçada e a desgastar-se. Sabia que... as atitutes e atividades dos seres humanos são parcialmente responsáveis por esta ameaça? E que, diariamente, sem nos apercebemos estamos a por em risco o planeta terra? Juntos, vamos praticar gestos simples para proteger a biodiversidade!

 

Plantas, espécies vulneráveis

Sabia que?

Todos os anos, os cientistas descobrem centenas de novas espécies animais no nosso planeta? Na floresta amazónica, por exemplo, pelo menos 381 novas espécies foram registradas em apenas 10 anos!

 

Os gestos corretos a adoptar

Entre os vários gestos que pode adoptar para proteger o meio ambiente, pode, por exemplo, desfrutar de um passeio pela natureza (jardins, parques, serras...) para ensinar os mais novos a reconhecer plantas protegidas que não devem ser colhidas. Nota: Poderá identificar quais num site que tenha uma lista de plantas locais a proteger. Esta é, sem dúvida, uma excelente oportunidade para combinar divertimento e aprendizagem!

Os nossos compromissos

Entre 2013 e 2015, a Mustela foi um dos principais intervenientes no combate à doença que afeta os abacateiros (árvores de Abacate) no Perú e cuidou das árvores afectadas por esta doença. Através deste gesto, conseguimos lutar contra a desflorestação e proteger a biodiversidade do nosso planeta! 

 

Consumir produtos sazonais para proteger a biodiversidade

Sabia que?

Frutas e legumes sazonais (da época) são mais saudáveis porque têm mais nutrientes. Além disso, protegem os ecossistemas respeitando os ciclos da natureza e reduzindo a poluição, limitando e diminuindo o transporte de frutas e vegetais de outros paises

Os gestos corretos a adoptar

Hoje, não sabemos realmente quando as frutas e os legumes nascem naturalemente na natureza. Para ajudá-lo, crie com os seus filhos um calendário de frutas e vegetais da época. Muito fácil de encontrar em vários sites na Internet, personalize-o e exponha-o na sua cozinha! 

Os nossos compromissos

Os produtos Mustela têm em média 95% de ingredientes de origem natural. Para isto, a Mustela compromete-se em proteger as frutas e plantas que utilizemos na formulação dos nossos produtos. Para cada interesse na utilização de um recurso natural, realizamos estudos, sempre conduzidos por botânicos e biologos locais, sobre a utilização e extração da planta ou fruta em questão. Estes estudos são sempre apresentados nas nossas patentes. Desta forma estamos a garanti a proteção das plantas e animais do nosso planeta!

Proteger espécies de plantas e animais

Sabia que?

Hoje em dia, um animal ou espécie de planta desaparece a cada 20 minutos? 1.000 a 10.000 vezes mais rápido que a sua taxa natural de extinção.

 

Os gestos corretos a adoptar

Ensine as crianças aí de casa a não se aproximarem de um ninho porque os pais e os seus filhos desse ninho isolam-se e protegem-se voluntariamente dos predadores. Observe-os de longe com um par de binóculos e nunca lhes toque! 

Os nossos compromissos

Desde 2011, implementamos uma política de fornecimento responsável para os ingredientes naturais que usamos nos nossos produtos, inclusive através de uma parceria com a União para o BioComércio Ético (UEBT), que avalia periodicamente as nossas práticas éticas de abastecimento. 

Água, um bem precioso a proteger

Sabia que?

2 Biliões de litros de águas residuais são despejados diariamente em rios e mares? Mais de 23.000 litros por segundo! No entanto, os nossos mares e rios estão cheios de espécies de plantas e animais que são afectados por esta poluição. 

Os gestos corretor a adoptar

Quando fizer jardinagem, por exemplo, evite usar herbicidas que poluam as águas subterrâneas e que destruam as espécies que vivem no solo do planeta terra. Em vez disso, opte por meios orgânicos e eco-rotulados e ajude utilizando predadores naturais, como as joaninhas.

 

Os nossos compromissos

Na Mustela, 100% das nossas fórmulas com enxaguamento são biodegradáveis, o que significa que são naturalmente decompostas por microrganismos, a fim de evitar a contaminação da água e proteger a biodiversidade.

JOGOS E ATIVIDADES

Para tornar este momento de aprendizagem divertido e instrutivo, faça download do livro de atividades, onde vai encontrar atividades e jogos criativos que os seus mais novos vão adorar!

 

Descarregue aqui o livro de atividades