6 dicas para os primeiros tempos de creche

Como todos os pais sabem nem sempre é fácil deixar o bebé que nunca saiu de perto de si com outras pessoas... Leia as nossas dicas para se certificar que a primeira experiência do seu filho num berçário ou creche vai ser tão boa para si como para ele!

1. Planeie com antecedência

O número de vagas disponíveis nas creches é normalmente muito mais reduzido do que o número de bebés que os pais pretendem inscrever. Faça os seus planos com antecedência para evitar ser apanhada de surpresa. Pouco antes de entrar de licença de maternidade: faça a sua pesquisa e coloque o nome do seu (futuro) bebé já nas listas das creches que gostaria que ele frequentasse.

2. Certifique-se de que tem ajuda

Uma das principais desvantagens das creches é que eles não aceitam crianças que estejam doentes. Seja febres, constipações, indisposições de barriga, ou qualquer outra. Aqui tem duas opções: ou tem disponibilidade para faltar ao trabalho no caso de algum dos imprevistos de doença anteriores acontecer com o seu bebé, ou quando isso acontecer tem a disponibilidade de deixar o seu bebé com os avós, a ama ou tios. Estude bem todas as opções para que não seja apanhada de surpresa!

3. Estabeleça boas relações com as educadoras da creche

Embora seja menos pessoal, do que com uma ama, a relação com as educadoras e auxiliares que estarão a tomar conta do seu bebé na creche é essencial. O diretor da creche será o seu principal contacto dentro da creche: peça-lhe todas as informações que ache necessárias e diga-lhe sempre que existir algum problema. Conheça também as educadoras e auxiliares de educação: elas serão quem estará realmente a tomar conta do seu filho no dia-a-dia e são elas que a poderão informar de tudo o que o seu bebé faz durante o dia. Converse com elas sobre os hábitos do seu filho: quando ele costuma dormir, o que ele gosta de comer...

4. Adapte-se à creche

Você não irá deixar o seu bebé sozinho na creche de um dia para o outro! Todas as creches planeiam um período de adaptação: uma ou duas semanas (dependendo da creche e do bebé). É ideal passar gradualmente tempo lá para se habituar com o seu novo estilo de vida. Irá começar por passar algum tempo com o seu filho na creche, em seguida, irá deixá-lo por uma hora, depois por duas, depois do almoço, da sesta... E, finalmente, um dia inteiro. Planeie começar o período de adaptação várias semanas antes de voltar a trabalhar para evitar as pressa e os imprevistos. Desta forma, este processo será mais fácil para si e para o seu bebé.

5. Tranquilize o seu filho

O seu filho precisa de saber exactamente o que vai acontecer. Seja qual for a idade dele, explique-lhe que você precisa de voltar ao trabalho e que ele vai passar algumas horas por dia na creche, mas que você vai sempre voltar no final do dia para o ir buscar. Não fuja quando o deixar: é sempre importante que ele saiba que se vai embora. E não deixe que as despedidas se prolonguem por muito tempo: um abraço, um beijo e temos que ir! Seja corajosa, mesmo que ele chorar nas primeiras vezes: de certeza que se irá acalmar e ficar bem quando a mãe se for embora.

6. E relaxe

Os primeiros dias na creche são muitas vezes mais difícil para as mães do que para os bebés! O seu filho está muito consciente das suas emoções: é, portanto, importante para si ser o mais calma possível, para que ele não sinta a sua ansiedade. Não tenha medo de falar com a equipa de educadoras se se sentir triste ou preocupada com alguma situação.

Existem diversas formas que podem ajudar a que se mantenha calma, poderá por exemplo combinar com a educadora ligar durante o dia para saber se está tudo bem. Peça ao seu marido para a acompanhar nas primeiras vezes que for deixar o seu bebé à creche : é mais fácil enfrentá-lo juntos! Está a pensar em contratar uma ama em vez da creche?

Novidades

Imagem
advice valise ete mini
Bebé

Dia-a-dia

A mala para as férias do seu bebé!

Imagem
advice grossesse papa mini
Gravidez

A emoção dos primeiros meses

Gravidez: O que o pai precisa de saber

Imagem
advice depart vacance mini
Bebé

Dia-a-dia

Primeiras férias em família