Cuidados de higiene essenciais

O seu bebé precisa de ser limpo várias vezes ao dia, além do banho diário: após a troca de fraldas e as refeições!

As impurezas geralmente invisíveis acumulam-se no rosto do seu bebé o dia inteiro e podem danificar a pele, cuja barreira cutânea ainda não está madura. Deve limpar a pele todos os dias usando um produto especialmente formulado para a pele frágil. Para ajudar o seu bebé a habituar-se com o procedimento, transforme-o num ritual e, de preferência, sempre na mesma hora do dia. Antes de começar: tenha o hábito de lavar sempre as mãos e usar apenas produtos especialmente formulados para a pele delicada do seu bebé.

O rosto

  • Olhos: molhe uma bola de algodão ou gaze estéril com solução salina, limpe-a com cuidado e limpe-a do canto externo do olho até o interno. Use outra bola de algodão para lavar o outro olho. Orelhas: crie um tubo pequeno enrolando um pedaço de algodão entre os dedos e limpe apenas a parte externa da orelha para evitar a formação de tampões de cera.
  • Nariz: utilize um cotonete para adulto; humedeça com solução salina, insira-o suavemente dentro para humedecer as secreções e use o lado seco para tirá-las.
  • Rosto: lave o rosto do bebé as vezes que forem necessárias durante o dia e não se esqueça de lavar atrás das orelhas, onde a sujidade tende a acumular-se. Pode usar uma água de limpeza sem enxaguamento ou humedecer uma bola de algodão com loção e depois enxaguar com água.
  • Cabelo: ao pentear o cabelo do seu bebé, borrife algumas gotas de água com uma escova especial para bebés.

O corpo

  • Unhas: aguarde pelo menos um mês antes de cortar as unhas do bebé pela primeira vez. Até essa data, elas ainda são muito frágeis e quebradiças. Após um mês, corte-as regularmente com uma tesoura com pontas arredondadas. Escolha um momento em que o bebé esteja calmo, segure firmemente a mão ou o pé e converse com ele delicadamente, para que ele permaneça calmo durante o procedimento. Cuidado para não cortar as unhas muito curtas para evitar infecções nas pontas!
  • Troca de fralda: limpe cuidadosamente a parte inferior do bebé cada vez que trocar a fralda, especialmente nas dobras da pele onde a humidade pode causar irritação. Pode usar toalhetes especiais para bebes, uma água de limpeza sem enxaguamento ou uma loção de limpeza. Seque suavemente a pele do bebé antes de colocar a fralda.
  • Cordão umbilical: após o nascimento, precisa cuidar do cordão umbilical do bebé até que ele se solte numa semana a 10 dias. Para evitar qualquer risco de infecção, desinfecte-o todos os dias com uma gaze estéril humedecida com um anti-séptico. Seque-o cuidadosamente com um pano limpo.
  • Mãos: limpe sempre os lenços humedecidos para limpar as mãos do bebé quando for dar uma caminhada, durante um lanche ou no carro. Também pode borrifar algumas gotas de água especial do bebé no corpo e nas roupas do bebé, para obter uma fragrância delicada. Isso estimulará seu olfato.

Novidades

Imagem
advice change mini
Nascimento

1º Cuidado do bebé

Limpando o rabinho do bebé

Imagem
advice bain mini
Nascimento

1º Cuidado do bebé

O banho, um momento especial com o seu bebé

Imagem
advice peau douce mini
Nascimento

1º Cuidado do bebé

Hidratação, bons hábitos para manter a pele do seu bebé suave e confortável