Existem requisitos alimentares específicos em casos de pele propensa a eczema?

A pele com tendência atópica, também conhecida como dermatite atópica, afecta uma em cada cinco crianças. Atópica não significa atípica e os sinais deste eczema são desconfortáveis, como a vermelhidão, comichão, secura, entre outros. Não são raros, mas também não são contagiosos para outras crianças e não são irreversíveis.

Escrito em parceria com o Dr. Clarence De BELILOVSKY, dermatologista e membro do círculo de especialistas em Mustela.

Pele e alergias propensas a eczema: que dieta e quais ingredientes que se adequam aos bebés? Alergias de pele e alimentos propensas a eczema não são vinculadas automaticamente. Se a pele propensa ao eczema ocorre, em particular, quando a pele seca está em contacto com alérgenos, não há necessariamente uma ligação, pois os alimentos são consumidos. No entanto, isso pode acontecer: alguns alimentos podem irritar a pele em contacto. Quando a comida é ingerida, o contato com a boca ou os lábios - especialmente quando o bebé está a aprender a comer sozinho - pode activar o sistema imunológico e gerar um surto. O verdadeiro problema é determinar se a pele propensa ao eczema está directamente ligada à intolerância alimentar ou a uma alergia específica a alimentos - ou seja, se uma alergia à cenoura, por exemplo, levará a um surto se o bebé comer cenouras . Existem muitas opiniões diferentes; aqui está o que podemos dizer no momento (1):

  • Se o seu bebé tem pele propensa a eczema, é porque ele tem uma tendência atópica. Isso significa que seu sistema imunológico responde excessivamente no que diz respeito aos alérgenos. Isso também poderia ser explicado como conjuntivite, febre do feno forte ou asma, que são outras possíveis manifestações de atopia, além de eczema e alergias alimentares. De acordo com sua sensibilidade atópica, a mesma pessoa pode estar sujeita a uma ou mais manifestações sem nenhum vínculo entre elas. Assim, seu filho pode ser alérgico a cenoura, mas não ser afectado pela pele propensa a eczema quando come. A reacção a esse alimento manifesta-se de maneira diferente (vômitos, diarreia etc.).
  • Quando a pele propensa ao eczema é particularmente grave, ela pode estar directamente ligada a uma alergia alimentar. Eczema, reações cutâneas e vermelhidão da pele: tenha cuidado com os alimentos mais alergénicos Se você tiver alguma dúvida, visite seu médico geral, que o aconselhará a consultar um dermatologista e / ou um alergista, de acordo com os sintomas. Depois de obter os resultados, o médico em questão decidirá se uma "dieta controlada" é necessária para excluir alguns ingredientes da comida do seu bebé.

Os alérgenos mais comuns são:

  • Amendoins
  • Leite
  • Nozes e sementes
  • Milho
  • Claras de ovos
  • Peixe, marisco, moluscos
  • Chocolate

Mais importante, de acordo com a idade e a variedade alimentar do seu bebé, o médico lhe dirá como substituir esses alimentos para manter o valor nutricional equivalente, para que você possa continuar oferecendo menus saborosos ao seu filho!

(1) Fonte: http://www.allergienet.com/dermatite-allergie-aliment

Novidades

Imagem
advice sommeil mini
Pele atópica

Dia-a-dia com pele atópica

O meu bebé tem dificuldade em dormir devido à pele atópica. O que posso fazer?

Imagem
advice toilette mini
Pele atópica

Perceber e prevenir a atopia

Higiene do Bebé: rituais a adoptar para a pele atópica