O meu bebé tem dificuldade em dormir devido à pele atópica. O que posso fazer?

A pele com tendência atópica, também conhecida como dermatite atópica, afecta uma em cada cinco crianças. Atópica não significa atípica e os sinais deste eczema são desconfortáveis, como a vermelhidão, comichão, secura, entre outros. Não são raros, mas também não são contagiosos para outras crianças e não são irreversíveis.

Escrito em parceria com o Dr. Clarence De BELILOVSKY, dermatologista e membro do círculo de especialistas em Mustela.

Problemas de sono e pele com tendência atópica

Os problemas do sono são um sintoma essencial da pele com tendência atópica. Uma vez diagnosticada, a sensação de comichão pode explicar os distúrbios do sono. Quando a sensação de comichão ainda não está presente, mas espera, os seus abraços e a sua voz doce provavelmente serão o remédio mais reconfortante para acalmar o seu bebé, em associação com produtos de cuidados com a pele emolientes específicos para bebés / crianças, para evitar a sua ocorrência.

Surtos atópicos e vermelhidão: rituais para melhorar o sono do seu bebé Alguma vermelhidão já apareceu? Também nesse caso, o cuidado emoliente pode reduzir imediatamente as sensações de comichão. Não hesite em reaplicar o emoliente, mesmo que você já tenha hidratado a pele do seu filho antes de colocá-lo na cama - evite áreas de ferida aberta; para este último, use os cuidados médicos prescritos pelo seu médico, que serão melhor adaptados. Este momento pode acalmar seu filho. Para ajudá-lo a adormecer, aproveite esta oportunidade para oferecer uma pequena massagem. Se ele tiver idade suficiente para entender, você pode explicar-lhe o que está a acontecer e tranquilizá-lo, lembrando que a comichão desaparecerá eventualmente. Você também pode contar-lhe uma história. Isso permitirá que ele se concentre em outra coisa e, assim, reduza seu desconforto.

Por fim, não hesite em baixar o aquecimento se estiver muito quente no quarto dele. A temperatura ideal durante a noite deve ser mantida a 18 °C para evitar ar muito seco. Algumas partes do corpo estão mais ou menos envolvidas, dependendo da idade da criança. Se o seu bebé não lhe consegue dizer exactamente onde está a comichão, se está a chorar demais ou se ainda não fala, é seu papel verificar o corpo dele para detectar manchas vermelhas e cuidar dele, para acalmá-lo em caso de surtos atópicos:

  • Com menos de um ano de idade, preste atenção especial às áreas mais gordas (bochechas, testa), braços e barriga.
  • Acima de um ano de idade, a dermatite atópica prefere dobras cutâneas: cotovelos, pernas ou até atrás das orelhas.
  • Entre as idades de três e quatro e até cerca de cinco ou seis anos, a vermelhidão gosta de se estabelecer nas mãos e no rosto, na boca e nas pálpebras.

Depois de aplicar o emoliente, a comichão desaparecerá em até 95% com fórmulas especiais, como bálsamo emoliente ou creme emoliente. O seu filho deve relaxar agora, ainda mais porque a massagem que ele teve antes o acalmou. Agora, ele pode voltar a dormir mais facilmente.

Novidades

Imagem
advice creche mini
Pele atópica

Dia-a-dia com pele atópica

Pele propensa a eczema, ressecamento da pele do bebé: como podemos falar sobre isto nas creches?

Imagem
advice appli soin mini
Pele atópica

Perceber e prevenir a atopia

Conselhos de aplicação