O que é exatamente uma pele com tendência atópica?

A pele com tendência atópica, também conhecida como dermatite atópica, afecta uma em cada cinco crianças. Atópica não significa atípica e os sinais deste eczema são desconfortáveis, como a vermelhidão, comichão, secura, entre outros. Não são raros, mas também não são contagiosos para outras crianças e não são irreversíveis.

Escrito em parceria com o Dr. Clarence De BELILOVSKY, dermatologista e membro do círculo de especialistas em Mustela.

A pele com tendência atópica, também chamada de dermatite atópica, afeta uma em cada cinco crianças (1), mas atópica não significa atípica. Se os sinais deste eczema são desconfortáveis ​​(vermelhidão, comichão, secura etc.), não são assim tão raros, nem contagiosos para outras crianças, e não são irreversíveis. Mais precisamente, os sintomas cutâneos de uma pele com tendência atópica podem aparecer até os dois meses de idade (às vezes mais cedo) e podem diminuir ou desaparecer aos cinco ou seis anos de idade. Enquanto isso, não se preocupe: alguns cuidados e um pouco de atenção podem e irão acalmar o seu bebé (leia sobre Dermatite atópica: como pode impedir seu aparecimento?).

O que é a atopia? Vamos começar pelo início. De onde vem este termo? Vem de uma combinação de dois fatores principais: um sistema imunológico extremamente reativo e uma pele muito seca. Falamos sobre uma pele com tendência atópica quando o sistema imunológico responde excessivamente quando está em contato com alergénios ou noutras situações ambientais (leia os nossos conselhos para a casa). Pode ser hereditário: Há uma probabilidade de 40% a 50% de que a criança também desenvolva dermatite atópica quando um dos pais tem uma pele atópica e uma probabilidade de 50 a 80% quando ambos os pais têm uma pele atópica (2). Outras causas também podem explicar a sua aparência, como a poluição ou um excesso da rotina de higiene! De facto, a dermatite atópica é mais comum nos países industrializados do que nos países em desenvolvimento. O que é a pele com tendência atópica e como pode ser aliviada? Por que razão a dermatite atópica afeta a pele seca? Porque é mais sensível. A pele geralmente cria uma fina camada de água e óleos (lípidos) na sua superfície para se proteger, conhecida como filme hidrolipídico. Além disso, produz a filagrina, uma molécula que serve como "suporte" para garantir a sua permeabilidade. Quando o nível de lipídios ou filagrina não é suficiente, a pele permite que a água evapore. Perde a sua permeabilidade e não completa o seu papel como barreira contra certos fatores prejudiciais; assim, os alergénios podem facilmente entrar no sistema.

Em resumo: reação excessiva do sistema imunológico + pele seca = pele propensa a atópica, se houver alergénios ou em determinadas situações ambientais. Isto resulta em manchas vermelhas mais ou menos inflamatórias (consulte O Meu bebé tem pele com tendência atópica?). A pele fica irritada e dá comichão, situação que pode afetar o bem-estar dos mais jovens, principalmente a qualidade do sono. No entanto, a pele com tendência atópica não atrapalha as suas vidas todos os dias. Entre duas crises, existem alguns períodos de descanso que pode prolongar com a utilização de simples precauções diárias. Veja por si mesma! 

(1) Fontes: Watson 2011, Isaac 1998. (2) Fontes: Böhme 2003, Taïb 2008.

Novidades

Imagem
advice glossaire mini
Pele atópica

Perceber e prevenir a atopia

Glossário

Imagem
advice amelioration mini
Pele atópica

Perceber e prevenir a atopia

Tratar da dermatite atópica: pode melhorar ou desaparecer?

Imagem
advice reconnaitre atopie mini
Pele atópica

Perceber e prevenir a atopia

O meu bebé tem pele atópica?