A saúde do seu bebé

Todos os pais em Portugal estão familiarizados com o boletim de saúde do bebé: o livrinho que é entregue quando o seu bebé nasce.

Tudo sobre a saúde do seu filho O boletim de saúde do seu filho é o seu próprio banco de dados médico e acompanha-o na consulta de todos os médicos, desde o nascimento até à idade adulta. É dividido em sete secções e abrange todos os aspectos da sua saúde:

  • O período perinatal: o que aconteceu durante o parto, o exame clínico realizado quando eles nasceram, as observações quando eles deixaram o hospital, etc.
  • Doenças e alergias a longo prazo e informações básicas valiosas em caso de emergência.
  • Exames médicos desde o nascimento até os 18 anos, incluindo, em particular, os exames de saúde obrigatórios que devem ser preenchidos por um médico dentro de uma semana após o nascimento da criança, aos nove meses e aos 24 meses.
  • Gráficos de crescimento que mostram como a altura e o peso do seu filho se comparam com os valores médios da idade.
  • Saúde bucal e odontológica: os resultados dos exames preventivos recomendados aos seis e 12 anos de idade estão registados no boletim.
  • Admissões em exames hospitalares e radiológicos.
  • E, finalmente, vacinas, registadas num calendário de vacinação válido como certificado: basta fotocopiar as páginas, se necessário, por exemplo, ao matricular o seu filho numa creche ou escola.
  • Ao longo do boletim, também encontrará inúmeras sugestões e informações sobre uma ampla variedade de tópicos, incluindo dieta, sono, segurança, o que fazer com relação a vários sintomas (como febre, vómito ou dificuldade em respirar), dentição, etc. Uma ferramenta profissional... e um lembrete pessoal! O registo de saúde do seu filho é destinado principalmente aos profissionais de saúde, para fornecer uma visão instantânea do histórico médico do seu filho. Manter todas as informações do seu filho num só lugar é valioso, pois provavelmente nem sempre procura o mesmo médico: entre o pediatra, o clínico geral, o dentista e, às vezes, os médicos do hospital ou vários especialistas, eles serão vistos por vários profissionais que poderão para encontrar todas as informações essenciais sobre eles. Leve sempre consigo seu o registo de saúde quando levar o seu filho para uma consulta, seja com que médico for. Também deve estar ciente de que o registo de saúde do seu filho é coberto por sigilo médico e não pode ser solicitado que o mostre (excepto as páginas de vacinação) por creches, escolas ou centros de lazer. Por fim, o registo de saúde do seu filho é um lembrete adorável do desenvolvimento dele, que certamente manterá mesmo quando crescer. Reserve um tempo para analisá-lo com o seu filho quando ele tiver quatro ou cinco anos para conversar sobre o que lembra sobre o nascimento dele e os primeiros anos da criança, mas também para conscientizar gentilmente a importância de cuidar da sua saúde.

Novidades

Imagem
advice valise ete mini
Bebé

Dia-a-dia

A mala para as férias do seu bebé!

Imagem
advice grossesse papa mini
Gravidez

A emoção dos primeiros meses

Gravidez: O que o pai precisa de saber

Imagem
advice depart vacance mini
Bebé

Dia-a-dia

Primeiras férias em família